Um encontro de roupas no mundo dos negócios

Você já se perguntou para onde foram todas as regras de vestimenta? Dependendo de quando e onde você está em um determinado dia útil, as palavras "passado distante" podem vir à sua mente. É difícil decidir se as pessoas não sabem o que vestir para trabalhar ou se perderam de vista a relevância da aparência para o sucesso profissional.

Diz-se que a rainha da Inglaterra disse ao príncipe Charles: "O vestido dá a alguém o sinal externo a partir do qual as pessoas podem julgar o estado de espírito interior. Um eles podem ver, o outro não." Claramente, ela estava dizendo o que muitas pessoas relutam em aceitar; que as pessoas nos julgam pela maneira como nos vestimos. Em todas as situações, comerciais e sociais, nossa aparência externa envia uma mensagem.

Tente ir a um restaurante movimentado na hora do almoço. Olhe ao seu redor para ver o que as pessoas estão vestindo e veja se você não faz julgamentos sobre quem elas são, seu ramo de negócios, suas personalidades e suas competências. Pense em como você se sente quando está vestido com seu traje normal de negócios, em vez de uma roupa casual. Sua escolha de roupa de negócios fala de seu comportamento profissional e credibilidade. É importante entender como se vestir para os negócios se você deseja se promover e promover sua organização de maneira positiva,

A maneira como você se veste depende de quatro fatores: o setor em que trabalha, o emprego que tem nesse setor, a área geográfica em que vive; e o mais importante, o que seu cliente espera ver.


Vestido profissional para homens

No vestuário masculino, a moda não muda significativamente de estação para estação, mas o traje de negócios tem a ver com ser profissional e não com estar na moda. É se apresentar de uma maneira que faça seus clientes se sentirem confortáveis e confiantes com você. Vestir-se para o sucesso ainda é a regra. O empresário profissional deve ter em mente esses poucos pontos ao decidir o que vestir para o trabalho.

Escolha um terno conservador na marinha, preto ou cinza, listrado ou sólido. A qualidade do material fala tão alto quanto a cor e pode fazer a diferença entre desleixado e suave.

Uma camisa social branca ou azul sólida com mangas compridas oferece o visual mais polido. Quanto mais padrões e cores você adicionar, mais o foco estará em suas roupas, e não em seu profissionalismo.

As gravatas devem ser feitas de seda ou tecido semelhante a seda. Evite os personagens de desenhos animados e opte pelo simples e sutil se quiser aumentar sua credibilidade.


As meias devem ser até a panturrilha ou mais. Certifique-se de que eles combinam não apenas com o que você está vestindo, mas também entre si. Uma olhada rápida em uma boa luz antes de sair pela porta pode evitar constrangimento no final do dia. Verifique também se há furos se for passar pela segurança do aeroporto e tirar os sapatos.

Os sapatos devem, sem dúvida, ser conservadores, limpos e bem polidos. Sapatos amarrados são a escolha em vez de chinelos ou chinelos. Não pense por um minuto que as pessoas não notam os sapatos. Muitas pessoas vão olhar para seus pés diante de seu rosto.


Os cintos precisam combinar ou coordenar estreitamente com seus sapatos. Mais uma vez, a qualidade conta.

Mantenha o mínimo de joias. Numa época em que os homens usam colares, pulseiras e brincos de ouro, o profissional de negócios deve se limitar a um relógio conservador, uma aliança de casamento e talvez seu anel universitário.

A higiene pessoal faz parte da equação do sucesso. Esfregado na hora, ganha um forte perfume em qualquer dia da semana. Guarde o pós-barba para depois do expediente, mas nunca o próprio barbear.

O toque final para o empresário é a escolha de acessórios: pasta, portfólio e caneta. Quando se trata de fechar o negócio, um terno top de linha, uma gravata de seda e um bom par de sapatos de couro podem perder seu efeito quando você puxar a caneta esferográfica que pegou na sala de reuniões do hotel no dia anterior.


Vestido profissional para mulheres

Quando as mulheres ingressaram no mercado de trabalho nas décadas de 1970 e 1980 em maior número do que nunca e começaram a ocupar cargos que tradicionalmente eram ocupados por homens, muitas delas acreditaram que precisavam imitar os trajes masculinos de negócios. O resultado eram mulheres aparecendo no escritório em ternos com saia ou saias coordenadas e jaquetas com blusas sob medida rematadas com um item de acessório que parecia muito com uma gravata masculina. Felizmente, esses dias acabaram. Embora a mulher de negócios possa agora usar calças para trabalhar, ela o faz pelo desejo de parecer profissional e, ao mesmo tempo, aproveitar a flexibilidade e o conforto que as calças oferecem sobre as saias. Seu objetivo não é mais espelhar seus colegas homens.

As mesmas regras gerais se aplicam a trajes de trabalho femininos e masculinos. As roupas de negócios não são um reflexo das últimas tendências da moda. Uma mulher deve ser notada por quem ela é e por suas habilidades profissionais, e não pelo que veste. Sua roupa de negócios deve ser apropriada para seu setor e sua posição ou título dentro do setor.

Comece com um terno com saia ou calça para o look mais conservador. Um terno com saia é o mais profissional. Com algumas exceções, os vestidos não oferecem a mesma credibilidade, a menos que sejam acompanhados por jaquetas combinando.

As saias devem ser na altura do joelho ou um pouco acima ou abaixo. Evite extremos. Uma saia mais de cinco centímetros acima do joelho levanta as sobrancelhas e levanta questões.

As calças devem quebrar na parte superior do pé ou do sapato. Embora as calças capri e seus primos da moda, que vão em comprimentos variados, do meio da panturrilha ao tornozelo sejam a última tendência, eles estão fora de lugar no ambiente conservador de negócios.

Blusas e suéteres fornecem cor e variedade às roupas femininas, mas devem ser atraentes em vez de reveladores. Decotes e cinturas inadequados podem dar uma impressão errada.


As mulheres precisam usar mangueira no mundo dos negócios. Meias neutras ou em tom de pele são as melhores escolhas. Nunca use mangueira escura com roupas ou sapatos de cores claras. Mantenha um par extra de meias na gaveta da mesa, a menos que a loja de meias seja ao lado ou na mesma rua do escritório.

Rostos, não pés, devem ser o ponto focal nos negócios, então escolha sapatos conservadores. Um salto baixo é mais profissional do que sapatos baixos ou saltos altos. Apesar da moda atual e da fúria das sandálias, sapatos abertos ou sem costas não são trajes de escritório. As sandálias não são apenas um risco para a segurança, mas também sugerem uma determinada agenda oficial.

Quando se trata de acessórios e joias, menos é mais uma vez. Mantenha a simplicidade: um anel por mão, um brinco por orelha. Os acessórios devem refletir sua personalidade, não diminuir sua credibilidade.

Trajes de negócios são diferentes dos trajes de fim de semana e noite. Investir em um bom guarda-roupa de negócios é um investimento em seu futuro profissional. Para aqueles que pensam que não é o que você veste, mas quem você é que cria o sucesso, pense um pouco mais nisso. Habilidades de negócios e experiência contam, mas também a aparência pessoal e aquela primeira impressão tão importante.

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